Em um condomínio, moram pessoas com gostos, hábitos, prioridades e personalidades bem distintos e elas precisam dividir o espaço. Por esse motivo, é comum que ocorram conflitos entre vizinhos em decorrência de barulho, descarte de lixo, vagas na garagem, uso das áreas coletivas, sujeira ou ruídos de animais domésticos, entre tantos outros motivos.
Assim, quando um problema entre condôminos é levado até o síndico, ele deve ser totalmente imparcial, promover um clima cordial e incentivar a colaboração das partes para buscar soluções. Pensando nisso, nós separamos dicas eficazes para ajudar o síndico a mediar os desentendimentos entre vizinhos e manter boa a convivência entre todos. Confira!
Ouça as reclamações
É fundamental não desconsiderar os conflitos que chegam ao síndico, pois eles podem se tornar piores e se transformar em litígios judiciais, o que causaria um desgaste maior entre os condôminos, bem como ao condomínio como um todo. Sendo assim, mesmo que algumas reclamações pareçam desproporcionais ou absurdas, é importante levá-las em consideração e tentar acalmar os ânimos.
Isso deve ser feito sempre de forma objetiva e com atenção igual às partes. Essa é uma forma de evitar que o desentendimento evolua para uma briga ainda mais complicada de ser resolvida.
Apure o que aconteceu
Após ouvir com atenção as reclamações, é preciso apurar o que de fato ocorreu. Afinal, cada parte tem uma versão ou visão do que houve. O ideal é, em um primeiro momento, marcar uma reunião com cada um individualmente e procurar entender o ocorrido. Não demonstre aprovação ou desaprovação do relato. Apenas ouça e faça perguntas para esclarecer eventuais dúvidas.
Em determinados casos, também é importante conversar com outras pessoas que não estejam diretamente ligadas ao conflito. Por exemplo, se dois vizinhos estão tendo um desentendimento grave porque um reclama que o cachorro do outro late durante o dia todo e a outra parte nega, é interessante conversar com algum outro morador vizinho para saber se de fato é isso o que acontece.
Tente uma conversa entre os envolvidos
Depois de conversar com cada um separadamente, marque uma reunião com os dois vizinhos e peça que exponham suas versões, um de cada vez. Solicite que um não interrompa o outro e aja com imparcialidade, isto é, sem expressar aprovação ou desaprovação durante os relatos.
Lembre-se de que seu papel é fazer com que eles cheguem a um entendimento de maneira pacífica. Proponha soluções exercitando sua capacidade argumentativa e procure apaziguar os conflitos no condomínio. Mantenha uma postura de negociador, seja totalmente transparente e não confunda opiniões pessoais com suas obrigações ao gerenciar uma divergência.
Aplique advertências ou multas
Salvo exceções, situações de discordâncias e brigas entre vizinhos estão devidamente citadas no Regimento Interno do condomínio, com as devidas medidas a serem tomadas. Em alguns casos, há a aplicação de advertências ou multas.
Então, é essencial conhecer e consultar o regimento em qualquer ocorrência de desentendimento para poder tomar as providências adequadas a cada caso. Vale lembrar que isso só pode ser feito depois de ouvir as partes separadamente e em conjunto, garantindo a ambas ampla defesa.
Portanto, cabe ao síndico tentar mediar os conflitos entre vizinhos para que haja uma convivência pacífica e harmoniosa no condomínio. Porém, nos casos em que as recomendações acima não surtam efeito, deve-se propor uma ação judicial, na qual as partes é que tomam providências. Ainda, em situações que fujam do seu controle, não hesite em tomar medidas drásticas, como chamar a polícia.
Gostou das dicas sobre como mediar conflitos? As vagas são um dos principais motivos de discussões. Por isso, recomendamos que você conheça 5 regras de vaga de garagem em condomínio e evite confusões no condomínio.
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